sábado, 22 de fevereiro de 2020

Monitoramento por biometria facial vai auxiliar a segurança durante o Carnaval no RN

Tecnologia de reconhecimento facial vai auxiliar a segurança do Carnaval 2020 em algumas cidades do Rio Grande do Norte. O sistema, fornecido pela Interjato Soluções, será utilizado como teste em alguns municípios da Região Metropolitana e do interior com grande fluxo de foliões. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP) do Governo do Estado.

O Sistema de Reconhecimento Facial, também conhecido como Biometria Facial, consiste na verificação ou identificação de indivíduos a partir de uma imagem digital. Por meio de um software dotado de Inteligência Artificial (IA), a pessoa tem o rosto detectado depois que a imagem é submetida a uma verificação no banco de dados da Polícia. Isso é possível tanto em tempo real, quanto por meio da gravação das imagens.

O sistema opera sozinho por meio de cruzamento de dados. Erich Rodrigues, diretor da Interjato explica o funcionamento da tecnologia de Inteligência Artificial aplicada nesse sistema. “São câmeras de alta capacidade que convertem as imagens em códigos e esses podem ser comparados com outros armazenados em bancos de dados”. Havendo uma indicação alta de positividade, o humano entra em ação para confirmação dos dados por meio de documentos.

Com a Biometria Facial, pessoas podem ser identificadas para os mais diversos objetivos. A tecnologia faz parte do serviço de videomonitoramento, recurso cada vez mais utilizado como operação de segurança eletrônica e controle do ambiente em que é instalada. E pode ser utilizado tanto pelo serviço público, quanto por empresas privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário