Montagem Fátima Bezerra e Carlos Eduardo - Foto: Reprodução
Dados são da pesquisa do Instituto Consult divulgada nesta quarta-feira (20)
A governadora Fátima Bezerra (PT), que vinha demonstrando favoritismo nas últimas pesquisas eleitorais para o Governo do Rio Grande do Norte, tem a reeleição ameaça por Carlos Eduardo Alves (PDT), já que ambos aparecem empatados no cenário sem a concorrência do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB). A informação é da pesquisa Consult, divulgada pelo Blog do BG, nesta quarta-feira (20).
No cenário estimulado, que é aquele em que o entrevistador diz ao entrevistado quais são as opções disponíveis, a petista e o ex-prefeito de Natal aparecem tecnicamente empatados. Fátima soma 31,65% das intenções de voto, enquanto Carlos Eduardo tem 28,71%. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos. Tal resultado, impediria, portanto, a reeleição da governadora no 1º turno.
O senador Styvenson Valetim (Podemos), que ainda não confirmou ser pré-candidato, tem 11,59% dos votos, menos do que as pessoas que não escolheram nenhum (15,82%) e das que não sabiam dizer (12,24%).
Já quando o nome de Álvaro Dias é adicionado ao cenário estimulado, as intenções de votos de Carlos Eduardo diminuem. Essa condição faz com que Fátima, que 30,65% da preferência do eleitorado, aumente a vantagem sobre os adversários. O pedestista vem logo em seguida, com 21,24%. Álvaro Dias soma 11% e Styvenson, 8,74%. O pré-candidato Benes Leocádio (Republicanos) ainda pontuou acima da margem de erro: 3,35%.
Os que não votariam em nenhum dos candidatos são 14,41%, enquanto 10,65% não souberam responder.
Quando o nome do ex-prefeito de Natal é retirado das opções disponíveis aos eleitores, Álvaro Dias cresce, mas não atinge a liderança. Fátima Bezerra ocupa a primeira opção e soma 33,18%, no cenário estimnulado. Álvaro Dias tem 24,59% e Styvenson, 13,24%. Os indecisos totalizaram 12,24%. Já brancos e nulos somaram 16,76%.
Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Consult entrevistou 1700 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 5 e 8 de outubro. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.
Rejeição
Fátima Bezerra também com a rejeição: 33% dos eleitores entrevistados informaram que não votariam na petista para permanecer no comando do Executivo estadual. O resultado da atual governadora é superior a soma da rejeição dos demais candidatos.
Completam a lista: Styvenson Valentim (12,3%). Carlos Eduardo (5,5%), Álvaro Dias (4,4) e Benes Leocádio (4,3%). 9% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, enquanto 13,3% rejeitam todos. Não sabe dizer soma 23,7%.
Como esse questionamento da pesquisa é feito por meio de um questionário de múltipla escolha, a soma das rejeições não é 100%.
Avaliação
A maioria dos eleitores potiguares entrevistados avaliam negativamente a administrativa governo Fátima. A atual gestão do Governo do RN é desaprovada por 55,47% dos consultados. Outros 33,65% disseram aprovar. 10,88% não têm opinião formada.
A pesquisa
Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Consult entrevistou 1700 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 5 e 8 de outubro. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.
AGORA RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário