segunda-feira, 2 de abril de 2018

CDR debaterá redução orçamentária na CBTU



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado debaterá, no próximo dia 4 de abril, às 9h, plenário 7, a redução orçamentária de recursos da União destinados à Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU e suas consequências para os sistemas de transporte ferroviário urbano de passageiros (Metrôs e VLTs). A proposta foi uma sugestão da senadora Fátima Bezerra, presidente do colegiado.

Recentemente foi divulgado na imprensa nacional um corte de quase 50% na verba prevista no Orçamento da União de 2018 para o sistema de transporte ferroviário urbano, que é composto de metrôs e VLTs. Segundo dados colhidos pela Consultoria Legislativa do Senado no Siga Brasil, no ano de 2017, as dotações orçamentárias autorizadas especificamente para o funcionamento dos sistemas de transporte ferroviário urbano de passageiros (Ação 2843) foram no valor de quase R$ 250 milhões. Em 2018, houve uma redução de 47% do que foi autorizado, ou seja, foram destinados à referida Ação no Orçamento apenas R$ 132 milhões, quase 50% a menos do que no ano anterior.

“Esse corte pode afetar os metrôs das regiões metropolitanas de todo o país, em especial, de cinco capitais operadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. O governo federal não está nem aí para a vida da população mais carente que depende desse meio de transporte para chegar até o local de trabalho”, criticou a presidente da CDR.

Foram convidados para o debate o diretor-presidente da CBTU, Jose Marques de Lima; o ministro das Cidades, Alexandre Baldy; os superintendentes da empresa em Natal, João Pessoa, Maceió, Belo Horizonte, Recife; e o especialista e professor dos cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Romulo Dante Orrico Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário